Histórico


O Grupo Jacoca é um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil, dedicando-se a pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nordestinos e nacionais. Em atividade desde 2001, o Grupo recebeu Prêmios culturais dos mais diversos, além de menções da crítica especializada. É reconhecido no Brasil pela sua dedicação em preservar a cultura raiz, ou verdadeira cultura popular brasileira.



Foi dado ao grupo o nome Jacoca, por existir uma lenda, no Município de Conde, na qual uma índia e um índio que se conheceram as margens do Rio e se apaixonaram. Por serem de tribos diferentes, tiverem seu amor proibido. Passando a se encontrar as escondidas, todos os dias, embaixo de uma árvore no leito deste rio. Um certo dia, ao serem descobertos pelo chefe da Tribo, eles foram separados e falaram uma só palavra ao seu amor “JACOCA”. Na tradução do TUPÍ-GUARANÍ Significa “ABRAÇA-ME”. Esse nome, também possui sua conotação histórica, onde foi o primeiro nome do Município que hoje chama-se CONDE.

O Grupo Participou e se Destacou nos principais eventos da Cultura Nacional e Mundial.

·     ->   Festival Nacional de Folclore de Olímpia- SP nos anos de 2002, 2005, 2006, 2007, 2008 - onde foi Homenageado o estado da Paraíba, levando em si o Grupo como cartaz e material publicitário do Festival.
·        ->Festival Internacional de Folclore de caruaru- PE -2009
·        ->Congresso Internacional e Nacional de Naturismo
·       -> Abertura do Projeto Verão no Nordeste- PE
·        ->Festival Nacional de Passa e Fica – RN- 2010, 2011
·       -> Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis-RS- 2009 e 2011
·       -> Apresentação para Elba Ramalho
·       -> Apresentação no Maior São João do Mundo - PB
·       -> Salão de Turismo – SP
·      ->  Recepção dos Navios da MSC CRUZEIROS no Porto de Cabedelo
·        ->Recepção dos Governadores do Nordeste
·        ->Salão do Artesanato Paraibano
·        ->Festival Internacional de Folclore do Cariri-PB- 2010
·       -> Festival Nacional de Folclore de Quinta do Sol-Paraná -2011
·      ->  Encontro Cultural de Laranjeiras- SE: 2008, 2009, 2011

O Grupo leva aos palcos desse Brasil danças típicas do Nordeste Brasileiro como os Cocos de Roda, Ciranda, Coco Maneiro Pau, Folguedo do Boi de Reis, Seqüência de danças de Salão Nordestinas, Quadrilha Junina, Puxada de Rede, Lenda Indígena, Dança Indígena e o Famoso Xaxado da Paraíba.

O Grupo já recebeu vários convites para representar o Brasil em festivais de folclore no exterior, como Bélgica, Portugal, Paraguai, argentina, áfrica.


Formado por jovens estudantes, profissionais liberais de diversas áreas, entre outros, sem vinculo empregatício e de forma voluntária. Todos interessados nas manifestações folclóricas do nosso país. Vem se apresentando em teatros, ginásios, praças, escolas, Hotéis, congressos, Feiras de Turismo, Programas de TV e festivais nacionais e internacionais de folclore. Levando o nome da Paraíba e do Brasil, sobretudo, da cultura Paraibana, papel que vem desempenhando com responsabilidade, civismo e sucesso ao longo de seus 10 anos.


Em 2011, o Grupo Jacoca completou 10 anos de atividades ininterruptas reforçando seu objetivo principal que é a pesquisa, a preservação e a divulgação da nossa cultura, o bem mais precioso e formador de um cidadão. Neste espírito, estamos preparando várias atividades durante o ano.